15.1 C
São Paulo
quinta-feira, maio 14, 2026

OMSA confirma Influenza Aviária em aves silvestres no Uruguai e reforça alerta sanitário na região

DEVE LER


A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA/WOAH) publicou uma Notificação Imediata confirmando a presença de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves não comerciais no Uruguai. O registro envolve aves silvestres e não está relacionado, até o momento, a plantéis comerciais.

O comunicado reforça a importância do monitoramento contínuo das rotas migratórias e da vigilância sanitária em toda a América do Sul, especialmente em países vizinhos com forte presença da avicultura comercial.

Papel das aves migratórias na disseminação do H5N1

Embora a notificação não envolva aves de produção, ocorrências desse tipo servem como alerta ao setor avícola sobre o papel das aves migratórias na circulação e introdução de novos vírus.

Estudos recentes indicam que o vírus H5N1 tem se espalhado pela América do Sul por meio dessas rotas migratórias, afetando aves silvestres, aves marinhas e até mamíferos marinhos. O avanço da doença em fauna silvestre aumenta o risco potencial de introdução em sistemas produtivos, caso medidas de biosseguridade não sejam rigorosamente aplicadas.

Impactos para comércio exterior e biosseguridade

Para agentes do comércio exterior e cadeias globais do AGRONEGÓCIO, notificações sanitárias dessa natureza funcionam como indicadores de risco que podem influenciar habilitações, exigências de importação e exportação, além de protocolos preventivos no campo.

Especialistas reforçam que vigilância ativa, transparência nas notificações e resposta rápida das autoridades sanitárias são fatores determinantes para manter a credibilidade internacional e minimizar impactos comerciais.

Até o momento, não há indicação de envolvimento da produção comercial uruguaia, mas o cenário exige atenção contínua dos serviços veterinários oficiais e do setor produtivo regional.

O post OMSA confirma Influenza Aviária em aves silvestres no Uruguai e reforça alerta sanitário na região apareceu primeiro em Agrimidia.



Fonte Link

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

- Publicidade -spot_img

Último Artigo