13.4 C
São Paulo
quinta-feira, maio 14, 2026

Bolsas de NY caem com tom conservador de dirigentes do Fed | Finanças

DEVE LER


Antes do início do Simpósio de Jackson Hole, o tom conservador de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) frustrou parte do mercado, que esperava sinalizações mais otimistas sobre o início do ciclo de afrouxamento monetário. Os principais índices acionários de Nova York oscilaram em uma faixa estreita durante a sessão e terminaram em leve queda nesta quinta-feira (21). Os investidores também digeriram uma série de dados de atividade econômica ao longo do dia.

O índice Dow Jones fechou em queda de 0,34%, aos 44.785,50 pontos, o S&P 500 cedeu 0,40%, aos 6.370,17 pontos, e o índice eletrônico Nasdaq caiu 0,34%, aos 21.100,31 pontos, com mais um pregão de desvalorização do setor de tecnologia (-0,39%), em meio aos questionamentos sobre a sustentabilidade de investimentos em inteligência artificial (IA).

O presidente da distrital de Atlanta do Fed, Raphael Bostic, reiterou que enxerga apenas uma redução nos juros neste ano e destacou que a inflação está longe da meta do BC americano. Em linha similar, o presidente da distrital de Kansas City, Jeffrey Schmid, disse acreditar que os riscos de inflação estão acima dos riscos para o mercado de trabalho nos Estados Unidos. Os comentários se somaram, ainda, às declarações da presidente da distrital de Cleveland, Beth Hammack, de que ela não apoiaria um corte nos juros se a reunião fosse hoje.

O tom conservador dos membros se somou, ainda, aos temores dos investidores com a independência do Fed. O Departamento de Justiça americano planeja investigar a diretora Lisa Cook e recomendou o seu afastamento do conselho, segundo reportagem da “Bloomberg”. A investida aconteceu após pressão de Donald Trump para retirá-la do cargo.

No cenário macroeconômico, se por um lado os novos pedidos de seguro-desemprego indicaram uma deterioração do mercado de trabalho, ao subirem para 235 mil, acima do consenso de 225 mil, os indicadores de atividade da S&P Global vieram acima do esperado. O índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços recuou de 55,7 em julho para 55,4 em agosto, acima da expectativa de 55 pontos.

Operador da bolsa de Nova York (Nyse) — Foto: Richard Drew/Associated Press



Fonte Link

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

- Publicidade -spot_img

Último Artigo